Conta-se que, face à aspiração de certa Miss Nova
Orleães por um seu filho com Einstein, pela expetativa dela de acrescentar à
sua beleza a inteligência do cientista, este, prudentemente (ainda que
confessando o apetite pela experiência!), lembrou a possibilidade de a criança
sair antes ao pai na beleza, e à mãe na inteligência.
A cautela percebe-se, pois, à época, a tecnologia de
seleção artificial na evolução das espécies ainda não tinha progredido
substancialmente desde a revolução neolítica. A saber, a escolha dos
animais reprodutores e de sementes, as técnicas de enxerto de plantas…
estendidas recentemente ao transporte de sémen e à fecundação artificial. Todas essas
técnicas facilitavam a transmissão de umas informações em detrimento de outras.
Mas a informação disponível era sempre a que a natureza facultasse.
Hoje, 12.000 anos depois do início do Neolítico, uma
nova revolução se afigura vir quebrar essa limitação. E uma revolução de outra
natureza ainda se afigura vir enquadrar a anterior.
Os prémios Breakthrough e as
NBIC
Um sinal, e fator potenciador, da primeira destas
duas revoluções em curso são os últimos dois prémios Breakthrough de ciências da vida.
Em novembro de 2014 (no prémio para 2015) foi
distinguida a tecnologia CRISPR-Cas9, por ter
tornado simples e económica a manipulação genética. Se bem a percebi (apesar de mal tentar pronunciar o seu nome) essa tecnologia é constituída pelo isolamento – ou fabricação laboratorial – de pequenos segmentos de ARN (molécula mensageira da informação do ADN) correspondentes aos genes que se vise (ex. os responsáveis pelo narigão do nosso Albert) no código de uma dada célula. Seguido da integração daqueles segmentos em enzimas Cas-9, juntamente com genes (agora os do lindo nariz da Miss) alternativos aos visados. Para, uma vez no núcleo celular, as enzimas cortarem os cromossomas nos locais de correspondência entre o ADN e o ARN, deixando nesse espaço os genes alternativos. (Uma boa ilustração encontra-se neste vídeo).
tornado simples e económica a manipulação genética. Se bem a percebi (apesar de mal tentar pronunciar o seu nome) essa tecnologia é constituída pelo isolamento – ou fabricação laboratorial – de pequenos segmentos de ARN (molécula mensageira da informação do ADN) correspondentes aos genes que se vise (ex. os responsáveis pelo narigão do nosso Albert) no código de uma dada célula. Seguido da integração daqueles segmentos em enzimas Cas-9, juntamente com genes (agora os do lindo nariz da Miss) alternativos aos visados. Para, uma vez no núcleo celular, as enzimas cortarem os cromossomas nos locais de correspondência entre o ADN e o ARN, deixando nesse espaço os genes alternativos. (Uma boa ilustração encontra-se neste vídeo).
A propósito de genes alternativos, lembremos que,
nesse mesmo ano, uma equipa do instituto Scripps (Califórnia) conseguiu que
células com duas “letras” genéticas além das quatro naturais se reproduzissem.
Aqueles genes alternativos já nem terão portanto de ser apenas naturais –
talvez possamos copiar os dos habitantes do planeta Vulcano!
Esses avanços tecnocientíficos situam-se no campo “B”
das atuais NBIC – nanotecnologias, biotecnologias, informática, e ciências
cognitivas (neurociências, inteligência artificial, robótica). A eles se
adicionarão entretanto todos os avanços que paralelamente vão acontecendo nos
restantes campos.
E a soma começará a aproximar-nos, para aquém da
ficção, de beldades que além de terem no seu ADN genes que lhes permitam tratar
por “tu” a E=mc2, poderão
ter, digamos, os genes de Justin Bieber e de Cristiano Ronaldo para as respetivas
artes, outros que garantam poderes mentais de Mr. Spock… Além de que – segundo
esperanças que os transhumanistas hoje têm por plausíveis – viverão durante
vários séculos, podendo tornar-se em toda a sorte de cyborgs, para quem a
reprodução sexuada poderá ser coisa do passado. com Einstein, não sei se gosto
da ideia.
Ou, pelo menos, aproxima-nos da sua possibilidade
real.
Deixará esta de ser “humana”? Depende do que julgamos
caraterizar o homem. Ora, a obra pela qual neste último domingo (08/11/2015)
Svante Paabo foi um dos agraciados com o prémio Breakthrough para as ciências
da vida 2016, constitui precisamente um importante contributo para uma resposta
genética a essa questão.
Concretamente, pela comparação entre ADN com dezenas
de milhares de anos, provindos dos modernos humanos, de Neandertais, e de
“primos” nossos já extintos. Porventura se isolará assim as condições genéticas
do que chamamos “homem”.
A questão bioética e a pista
da sensatez
Independentemente do êxito que possa vir a ter essa última investigação
no Instituto Max Planck para a Antropologia Evolucionista, a questão-chave
porém é a seguinte: com o poder que estamos a conquistar mediante as NBIC, o
que vamos fazer do homem?
Aliás, o que vamos fazer de novas espécies hominídeas?
Para as quais o homo sapiens poderá
vir a estar tal como o homo habilis
está hoje para nós e para as restantes (entretanto extintas) espécies do género
homo. Uma diversidade específica que
há de ser proporcional à diferença do poder tecnocientífico e económico entre as
comunidades de sapiens que, por estes
tempos, deitem mãos a essa obra – i.e. uns serão os descendentes do sapiens americano, japonês, alemão…
outro será o da África subsaariana (de pet
a escravo, passando por rato-de-laboratório, viveiro de órgãos para
transplante, etc., imagine-se os destinos que os primeiros darão ao segundo).
Em geral, são possíveis três pistas de resposta a
questões como essas:
Por um lado, deve-se realizar tudo o que for
tecnicamente possível. Este princípio decorre da chamada “conceção engenheiril”
da técnica, a qual assume o homem essencialmente como homo faber. Ou como um demiurgo que enfim assume as rédeas da sua
própria criação.
Por outro lado, devem-se respeitar os processos
naturais, entre os quais o da evolução humana. Assume-se então a chamada
“eco-ética”, seja reconhecendo um valor último à Natureza (panteísmos…), seja
por julgá-la não como mero recurso do homem, mas como legado ao cuidado deste
(Catolicismo…).
Mas o facto é que há muito o homem interveio na dita
“natureza”. Desde a quase completa humanização da paisagem da ilha onde escrevo
estas linhas, até à duplicação da esperança média de vida humana na Europa no
último século e meio. A eco-ética pode apenas reportar-se a uma utopia
orientadora, já não a um plano de objetivos a cumprir.
Essas intervenções, todavia, nunca deixam de gerar
receios. Quando
não geram logo resultados tão terríveis quanto fora antes pacífico o uso das
suas causas – experimente o leitor googlar
“talidomida”.
Daí que a pista sensata para respondermos à referida
pergunta, por um terceiro lado, parece ser a intermédia àqueles dois extremos.
Enquanto, porém, apenas perspetivamos essa revolução das
NBIC, temos de lidar hoje com uma outra revolução que parece estar em curso nos
próprios alicerces de qualquer resposta ao que temos vindo a tratar. A qual abordaremos na próxima crónica.
in: Correio dos Açores, 11/11/2015
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